Reino De Oxalá

A sociedade beneficente sete flexas e oxalá, fundada em 06/09/1959, instituição religiosa dos cultos afro-brasileiros, referencia da Nação Cabinda no Brasil vem prestando a mais de 50 anos serviços sociais pelo município de porto alegre. Constitui-se também, de uma sociedade civil, filantrópica, que tem por finalidade desenvolver, orientar e fiscalizar os cultos da religião afro-brasileira, pela Nação de cabinda, Umbanda e atividades comunitárias. Encontra-se em pleno e regular funcionamento, possuindo CNPJ e utilidade publica  municipal, estadual e federal, regendo - se por estatuto próprio. Esta Sociedade também denominada Reino De Oxalá possui uma diretoria, e como diretor espiritual Pai Cleon De Oxalá detentor vitálicio deste cargo.

Sobre Pai Cleon

Pai Cleon de Oxalá foi criado dentro da religião Afro-Brasileira, praticando inicialmente a Umbanda. Com 10 anos de idade iniciou-se através de sua mãe carnal que era Cacique de Umbanda. Aos 12 anos entrou para o Africanismo, sendo iniciado por Pai Henrique de Oxum e sob a Orientação Espiritual de Mãe Palmira de Oxum Pandá.

No ano de 1959, quando foi feita sua ordenação sacerdotal tornou-se o Diretor Espiritual da Sociedade Beneficente Sete Flexas de Oxalá.

Atuação religiosa

Pai Cleon de Oxalá procurou conciliar sua vida religiosa com a vida particular. Ao longo de 15 anos foi empresário do ramo alimentício como proprietário de bar e restaurante. No entanto, devido a compromissos religiosos e inúmeras atividades que passou a realizar dentro da religião Afro-Brasileira, decidiu dedicar-se exclusivamente à religião.
A atividade sacerdotal marcou sua trajetória na religião Afro-brasileira, são mais de 50 anos como Babalorixá, desenvolvendo suas atividades no Reino de Oxalá, templo construído por ele na rua Mariano de Matos, 884, no bairro Medianeira em Porto Alegre.
Pai Cleon de Oxalá possui inúmeros Filhos de Santo. Por isso sua atividade religiosa não está restrita somente ao Rio Grande do Sul, mas aos Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Fortaleza e Alagoas. No exterior tem Filhos na Argentina, Chile, Estados Unidos – Nova York e Texas, Canadá, Roma, Espanha e no Japão. Em todos esses locais, seus Filhos de Santo possuem Templos religiosos sob sua orientação espiritual.
A respeitabilidade de Pai Cleon de Oxalá no fundamento Africanista da Nação Cabinda o faz também conselheiro da AFROBRAS - Federação da Religião Afro-Brasileira do Rio Grande do Sul.
Na Sociedade Beneficente Sete Flexas de Oxalá, Pai Cleon exerce o cargo de Diretor Espiritual, cargo vitalício, estabelecido pelo estatuto da sociedade, esta também denominada Reino de Oxalá. A associação é uma sociedade civil e filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública, pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul e pelo Município de Porto Alegre assim como Pai Cleon de Oxalá é um dos maiores Babalorixás de nosso país.